Primeiro Boletim ABCF 2019

Primeiro Boletim ABCF 2019

BOLETIM ABCF

 

Caros associados, no primeiro comunicado do ano desta diretoria, gostaríamos de agradecer o suporte de todos que contribuíram com o andamento das atividades da ABCF nestes três primeiros meses do ano, ao acreditarem na capacidade desta diretoria em ampliar a sua atuação, aumentar o quadro de associados e ser um canal de discussão e divulgação da área da Farmácia.

Neste período foi possível trazer à tona anseios da comunidade, servindo de porta-voz da comunidade, nas mais diferentes áreas de ensino, pesquisa e atuação profissional.

Ainda mais em momento de indefinições e cortes orçamentários na Ciência e Tecnologia, bem como na Educação, a ABCF tem encontrado voz e vez nas entidades que representam a Ciência no Brasil, tais com a SBPC e ABC.

Esta aproximação é fundamental para possibilitar a participação nas discussões e atividades relacionadas às políticas públicas de interesse para a comunidade da Farmácia. Este é um caminho natural para uma associação que, após 15 anos, se organizou e formou sua identidade, em paralelo ao crescimento do ensino e pesquisa na área no país.

Creio ser necessário reforçar que a ABCF não é uma entidade voltada somente para a pesquisa, como muitas vezes caracterizada, mas é sim uma associação que busca congregar, em suas atividades e normas, os mais diversos níveis de formação e atuação profissional farmacêutica. E assim, buscamos participar das discussões em todos as instâncias relacionadas ao ENSINO, PESQUISA e ATUAÇÃO PROFISSIONAL, pois, entendemos que todos estes eixos coexistem para uma Farmácia forte.

É com estes objetivos em mente que a ABCF tem buscado se aproximar de diversas entidades, tais como Conselhos Regionais de Farmácia, Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico, além de contato constante com o Comitê de Assessoramento da Farmácia no CNPq (CA-FR) e a Coordenação de área da Farmácia na CAPES, por exemplo.

A lista de atividades realizadas neste primeiro trimestre de 2019 reforça a mensagem aqui passada:

1.     Indicação ao Comitê de Assessoramento da Farmácia no CNPq – Em conjunto com o comitê atual, que nos encaminhou carta com as regras para indicação de lista tríplice para o CA-FR, a ABCF finalizou a consulta aos associados profissionais. O resultado da indicação pode ser encontrado no link abaixo.

Link: https://www.abcfarm.org.br/noticia/234/resultado-indicacao-de-lista-triplice-para-renovacao-do-ca-fr-cnpq

 

2.     Carta ao CA-FR (CNPq) - A ABCF, após contato de diversos associados, entrou em contato com CA-FR do CNPq para que fossem divulgadas as informações sobre o processo de julgamento das Chamadas do Segundo semestre de 2018. A comunicação do CA-FR pode ser encontrada no link a seguir. A ABCF convoca os associados a se manifestarem, e quaisquer sugestões, críticas ou questionamentos serão levados ao CA-FR pela ABCF.

 

Link: https://www.abcfarm.org.br/noticia/231/informe-ca-fr-julgamentos-realizados-no-segundo-semestre-de-2018

 

3.     Carta aos Ministros da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Ministro de Minas e Energia, Senadores e Deputados – Em ação conjunta com a SBPC e ABC, fizemos a campanha de solicitação para revisão do orçamento relacionado à ciência e Tecnologia, considerando o decreto recente que estabelece o contingenciamento dos recursos destinados aos diversos ministérios.

 

Link: https://www.abcfarm.org.br/noticia/232/oficio-aos-mctic-ministerio-de-minas-e-energia-senadores-e-deputados

 

4.     Reunião SBPC e Sociedades Científicas – Em 14 de março, a ABCF participou de Reunião com SBPC e Sociedades Científicas para discussão das ações e momento atual da ciência brasileira. O relato da reunião pode ser encontrado no link abaixo. O Prof. Leonardo Pereira, tesoureiro da ABCF, representou a entidade.

 

Link: http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/1-sbpc-reune-sociedades-cientificas-associadas-para-discutir-acoes-para-2019/

 

5.     Discussão EAD – A Profa. Andréa Diniz representou a ABCF em evento organizado pelo CRF-PR sobre o ensino na modalidade EaD para cursos de graduação na área de Saúde. Na ocasião dados alarmantes sobre o atual cenário destes cursos foram apresentados, com impacto enorme, inclusive para os cursos de Farmácia. A ABCF participou ativamente desta discussão, que resultou na discussão de um Workshop a ser realizado ainda no primeiro semestre para discussão deste tema, coorganizado pela ABEF e ABCF.

 

Link: https://www.abcfarm.org.br/noticia/233/abcf-participa-de-evento-para-discussao-de-cursos-ead

 

6.     Organização de eventos – A ABCF irá organizar diversos eventos este ano. Alguns já tradicionais e outros relacionados às atividades descritas anteriormente, como a discussão de ensino farmacêutico, por exemplo.

a.     WORKSHOP de ensino Farmacêutico – reunião com diversas associações científicas e representantes de Instituições de Ensino Superior, Conselho Federal de Farmácia e outras entidades.

b.     BRAZMEDCHEM 2019 – A ABCF volta a ser coorganizadora do evento, com o benefício do desconto aos associados ABCF http://brazmedchem.org/

c.      CIFARP 2019 – Continuamos apoiando a realização do CIFARP, na qual temos realização de Assembleia Geral.

d.     Eventos locais – O apoio logístico, de divulgação e de indicação de palestrantes a eventos locais (semanas de ciência e tecnologia e workshops de programas de pós-graduação, por exemplo) é uma das prioridades da ABCF.

 

7.     PROFARMA: A ABCF continua investindo na formação continuada através do Sistema de Educação Continuada a Distância (SECAD) PROFARMA. O Programa é um sucesso e a ABCF tem orgulho do produto e de oferecer este serviço. Mais informações podem ser encontradas aqui:

 

Link: https://www.secad.com.br/produto/farmacia/profarma-programa-de-atualizacao-em-ciencias-farmaceuticas/

 

Estas são algumas das atividades da ABCF, mas, podemos fazer muito mais. Para tal, contamos com o apoio dos associados. Nos enviem propostas de atividades, pontos para discussão e material para divulgação de eventos, por exemplo, pois estaremos sempre dispostos a atender e entender as demandas da comunidade da Farmácia no país.

A ABCF que se consolidar ainda mais como o canal de comunicação da área, seja na pesquisa, ensino ou profissão farmacêutica.  Apoie a ABCF.

Aproveito para agradecer a todos os associados que pagaram suas anuidades e solicitar aqueles que porventura não tenham tido a possibilidade, que regularizem suas situações com a ABCF. Acesse sua área de associado e realize o pagamento.

Atenciosamente,

 

Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, Flavio da Silva Emery



ABCF

Av. Drª. Nadir Aguiar, nº 1.805
Ribeirão Preto – SP – 14056-680

Trip Propaganda