INFORME DO CA-FR RELATIVO À CHAMADA CNPq Nº 22/2018 - BOLSAS ESPECIAIS NO PAÍS E EXTERIOR: PROBLEMAS

Na avaliação de bolsas especiais pelo CA-FR, em maio deste ano, foi constatado um elevado número de propostas que não puderam ser contempladas por não atenderem um ou mais itens do edital, apesar de terem sido recomendadas na avaliação de mérito. No caso dos pedidos de bolsa PDJ, o número de propostas que não atendiam um ou mais requisitos foi da ordem de 50%. No sentido de melhorar a qualidade das propostas encaminhadas e, com isso, propiciar maior benefício para o desenvolvimento da Área da Farmácia, os membros do CA-FR chamam a atenção para os motivos mais frequentes de não enquadramento, por não atenderem a RN028/2015, Anexo VI:

1) Ausência de declaração do supervisor atestando a viabilidade do projeto e as condições da instituição para executá-lo;

2. Ausência de anuência por escrito do supervisor, nos casos de existência de vínculo empregatício ou funcional;

3. Indicação de instituição para o pós-doutorado ser a mesma em que o candidato obteve o título de doutor, o que não é previsto nos casos em que o programa de pósgraduação possua conceito CAPES inferior a 5;

4) Apresentação de cronograma de atividades excedendo 12 meses;

Destacamos a necessidade da proposta de submissão PDJ apresentar, além do Plano de Trabalho (= projeto a ser desenvolvido no período de um ano), os anexos atestando a viabilidade do projeto, as condições da instituição para executá-lo e a anuência com a existência de vínculo, caso ele exista. Ainda, no caso de vínculo com a instituição de execução do projeto (possível apenas como professor substituto), ele precisa estar claramente identificado no currículo Lattes como tal, na data de submissão da proposta.

A Chamada CNPq Nº 22/2018 - Bolsas Especiais no País e Exterior explicita no Anexo I os requisitos para BOLSAS INDIVIDUAIS NO PAÍS (RN-028/2015) e BOLSAS NO EXTERIOR ( RN-007/2018) e no Anexo II apresenta os Critérios de Julgamento dos Comitês de Assessoramento, nas páginas 168 a 185.

Comitê de Assessoramento da Área da Farmácia (CA-FR), 11.07.2018



ABCF

Av. Drª. Nadir Aguiar, nº 1.805
Ribeirão Preto – SP – 14056-680

Trip Propaganda