Novos Critérios CNPq-CA-FR

Os membros do CA-FR chamam a atenção para as mudanças ocorridas na forma de submissão e avaliação dos pedidos de bolsas CNPq no país.

1.     Alteração da forma de submissão dos pedidos de bolsa PDJ – as propostas, que eram anteriormente submetidas pelo Professor Supervisor, atualmente são apresentadas pelo estudante candidato bolsa, de acordo com a RN-002/2018.

Essa normativa estabelece como finalidade da bolsa:

Possibilitar ao pesquisador a consolidação e atualização de seus conhecimentos ou o redirecionamento de sua linha de pesquisa, por meio de estágio e desenvolvimento de projeto de pesquisa junto a grupos e instituições de reconhecida excelência na área do projeto no País

Tendo em visto a observação de um número significativo de propostas que não atendiam alguns requisitos da nova normativa, destacamos que os critérios incluem os seguintes itens (ver todos os itens em RN-002/2018!):

Para o candidato

f) obter, nos casos de vínculo empregatício ou funcional, anuência por escrito do supervisor;

g) selecionar instituição distinta daquela em que obteve o título de doutor. O candidato somente poderá permanecer na mesma instituição em que completou o doutorado, se o mesmo foi desenvolvido em programa de pós-graduação com conceito 5, 6 ou 7 da CAPES.

Para a instituição de destino:

a) ter grupo consolidado de pesquisadores de alta qualificação e desempenho científico e/ou tecnológico na área do projeto e

b) viabilizar a realização das atividades de pesquisa do bolsista.

Para o supervisor:

a) ter reconhecida competência como pesquisador na área de atuação do projeto e nível científico superior ao do candidato;

 b) possuir vínculo empregatício ou funcional com a instituição executora e

c) ter experiência na formação de recursos humanos.

Tendo em vista o conjunto de requisito e condições estabelecidas normativas, as propostas são avaliadas tendo em vista os pareceres emitidos pela assessoria ad hoc, a qualidade da instituição de destino e considerando os indicadores de mérito científico dos candidatos à bolsa, bem como a experiência do supervisor, verificada através do CV Lattes pelas orientações concluídas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

2.     Alteração dos Critérios de Julgamento do CA-FR: os critérios para avaliação das propostas de Bolsas de Produtividade em Pesquisa com vigência para o período: 2018 a 2020 estão publicados junto com Edital – Bolsa Produtividade Chamada CNPq N º 09/2018 (páginas 118-122). Também cabe destacar que o prazo de submissão neste ano será até 31/07 e não 31/08, como em anos anteriores.

14 de junho de 2018

Comissão de Área-Farmácia



ABCF

Av. Drª. Nadir Aguiar, nº 1.805
Ribeirão Preto – SP – 14056-680

Trip Propaganda