Carta da Nova Diretoria aos Associados

Carta da Nova Diretoria aos Associados

Ribeirão Preto, 16/05/2017

 

Caros Associados,

 

A partir da consulta realizada online e da Assembleia de Eleição presencial, realizada em 26 de abril do corrente ano, se inicia mais uma gestão da ABCF. Somos a oitava chapa a ser eleita pelo nosso corpo de associados, o que demonstra o quão nova é essa Associação e quanto ainda temos que trabalhar para consolidá-la como entidade que representa a comunidade científica farmacêutica no país.

Fomos eleitos em uma época que a Ciência e a Educação no Brasil estão rodeadas por incertezas políticas e financeiras, com readequações de demandas e filosofias, além de revisão dos financiamentos por parte das Agências de Fomento, bem como redução dos investimentos por parte do MCTI&C e do MEC. Esse cenário impacta na pesquisa e o no ensino de Graduação e Pós-graduação na Área das Ciências Farmacêuticas de forma muito significativa desacelerando o crescimento e consolidação da Área de Farmácia em nível nacional. Somam-se a esses desafios a diminuição do orçamento anual da CAPES para os Programas de Pós-Graduação, afetando a formação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado, e a discussão das novas diretrizes curriculares dos Cursos de Graduação em Farmácia.

É esse ambiente que motiva a nova Diretoria da ABCF a se mostrar atenta e participativa em todos os processos importantes para a Área, discutindo e debatendo, com os associados e com a sociedade, alternativas para garantir a formação qualificada de profissionais farmacêuticos e todas as subáreas de atuação e em todos os níveis, bem como a pesquisa científica qualificada nas diversas frentes das Ciências Farmacêuticas. Neste sentido, o primeiro ato desta Diretoria, em um processo de transição com a Diretoria anterior, foi a consulta aos associados para a indicação de membros para compor o Comitê de Assessoramento de Farmácia do CNPq. Essas indicações são fundamentais, pois a ABCF é a entidade científica que tem direito a opinar junto às Agências Nacionais de Fomento, devendo assumir se papel de representatividade da opinião dos pesquisadores da Área. No período que antecedeu as eleições, a ABCF participou da consulta pública do Conselho Nacional de Educação, que ocorreu em Brasília no dia 03 de abril do corrente ano, para manifestar suas sugestões sobre a proposta de novas diretrizes para o curso de Farmácia. Em função do exíguo tempo de manifestação permitido nessa audiência pública, a nova Diretoria solicitou uma audiência particular à Comissão do CNE responsável pelas novas diretrizes do Curso, mas não tivemos retorno até o momento. Ademais, estamos trabalhando na co-organização do XI CIFARP e na organização do IV Congresso da ABCF, a serem realizados em novembro do presente ano e no segundo semestre de 2018, respectivamente. Esses Congressos, bem estabelecidos, divulgam e norteiam os caminhos da Área Farmacêutica no país, não só na pesquisa, mas também no ensino.

Assim, aproveitando a mensagem, gostaríamos de agradecer a todos os associados que mostraram confiança nesta Chapa e que participaram da consulta online. Podem contar com o empenho dessa Diretoria que está motivada para batalhar pelo futuro das Ciências Farmacêuticas no País.

Atenciosamente,

 

A Diretoria

Presidente: TERESA CRISTINA TAVARES DALLA COSTA

Vice-Presidente: FLAVIO DA SILVA EMERY

Primeiro Secretário: SANDRA HELENA POLISELLI FARSKY

Segundo Secretário: ANDREA DINIZ

Primeiro Tesoureiro: LEONARDO REGIS LEIRA PEREIRA

Segundo Tesoureiro: MAIRA GALDINO DA ROCHA PITTA

 



Documento

ABCF

Compartilhe:

Trip Propaganda